Livro digital

Qual Programa Usar Para Ler Livros Digitais?

Eduardo Melo Ebooks 4 Comentários

Essa dúvida é muito comum: que programa usar para ler um eBook? Existem muitos formatos e muitos programas. E tantas opções complicam a vida de quem não é craque em informática, na hora de ler livros digitais. Então vou tentar acender um fósforo nessa sala escura, para a turma que tem essas dúvidas.

No computador

Quer ler no computador? Sabe, ou aceita, instalar um programa novo? Se a resposta for sim, sugiro sem sombra de dúvida a leitura no formato ePub, usando o Adobe Digital Editions, um aplicativo gratuito da Adobe. No ADE, é possível manter uma biblioteca de livros, marcar páginas, aumentar ou diminuir o tamanho da fonte, e ajustar o texto para o tamanho da sua tela, independente do aparelho que você usa. E a experiência de leitura vai ser boa. A interface é bastante simples e este é o programa mais usado para a leitura no computador.

Também vale usar o Calibre, outro aplicativo gratuito que, além de funcionar como leitor de eBooks, também é uma biblioteca digital particular e um ótimo conversor de arquivos.

E quem quer ler no computador e não entende nada de informática? Aí o negócio é ler em PDF. A leitura na tela não será uma maravilha, mas é ultra-simples, basta baixar o livro e abrir. A esmagadora maioria dos computadores tem um programa que lê PDF instalado, geralmente o Adobe Reader, em português.

Dá para ler direto no navegador, sem precisa instalar qualquer programa. Nós já falamos sobre isso aqui no site, e você pode conferir a matéria aqui.

No eReader

Para os que já possuem um eBook reader, ou simplesmente eReader, aí só depende do seu aparelho.

Quem tem um Kindle, o mais famoso desses aparelhos, poderá ler nos formatos AZW (livro com proteção da Amazon), mobi, PDF e até em outros, desde que seja feita a conversão do arquivo.

Quem possui um iriver, Positivo Alfa ou Cool-ER, consegue usar seu aparelho em qualquer país, e com uma enorme vantagem: eles aceitam ler os livros que você já tem em ePub, PDF e vários outros formatos. A mesma qualidade de leitura do Kindle, sem as amarras de copyright e formato da Amazon.

No smartphone e no tablet

Não importa qual a marca do seu tablet ou smartphone, já existe um aplicativo para leitura de eBooks neles.

Se você possui um iPad, ele já vêm com o app iBooks, mas você também poderá baixar o Bluefire e o Saraiva Reader. Se você tem um tablet com Android, os apps Aldiko e Bluefire são os mais indicados - todos eles são gratuitos.

No papel

Sim, é possível ler livros eletrônicos no papel, desde que você seja capaz de imprimir o arquivo… observe que quase nenhum livro eletrônico permite que você faça isso. No caso dos livros da Plus, eles podem ser impressos pelos fãs da celulose – basta baixar as versões em PDF e mandar ver.

Para continuar por dentro deste assunto, assine o nosso boletim semanal por email.

Eduardo MeloQual Programa Usar Para Ler Livros Digitais?

Comentários 4

  1. avatar
  2. avatar
    Ruymar Brider Cunha

    Não é um comentário e sim uma consulta. Tenho um jornal holistico de distribuição gratuita. Gostaria de disponibilizar para o publico em geral a leitura das edições do jornal através de tablet / ipad. Como posso fazer isto? Já existe algum aplicativo nesta área??

  3. avatar
    Viviane Cavalcante

    Eu quero tao somente tirar uma dúvida. Seguinte, eu tenho um celular Fashion Q9, ele não possui o aplicativo de leitura para o ebook. A minha pergunta é a seguinte: Como eu faço para baixar e instalar esse aplicativo? eu já tentei colocar textos no cartão de memória no formato “.txt” e a codificação “unicode” mas ainda assim eu não consigo ler os textos então como eu poderia fazer para lê-los? Preciso baixar algum programa para o meu celular? Obrigada!

    1. avatar
      Vinicius Menti

      Viviane, teu celular não parece ser um smartphone. Neste caso, não é possível ler livros. Mas sério, eu tenho um kindle touch e minha esposa um kindle básico, à venda no Brasil por 290 reais, o preço de um celular mais barato, e não trocamos por nada no mundo.

      Além disso, tem o kobo, com vários modelos.

Deixe uma resposta