Qual Programa Usar Para Ler Livros Digitais?

em dezembro 14, 2011
Livro digital
12 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 12 Flares ×

Essa dúvida é muito comum: que programa usar para ler um eBook? Existem muitos formatos e muitos programas. E tantas opções complicam a vida de quem não é craque em informática, na hora de ler livros digitais. Então vou tentar acender um fósforo nessa sala escura, para a turma que tem essas dúvidas.

No computador

Quer ler no computador? Sabe, ou aceita, instalar um programa novo? Se a resposta for sim, sugiro sem sombra de dúvida a leitura no formato ePub, usando o Adobe Digital Editions, um aplicativo gratuito da Adobe. No ADE, é possível manter uma biblioteca de livros, marcar páginas, aumentar ou diminuir o tamanho da fonte, e ajustar o texto para o tamanho da sua tela, independente do aparelho que você usa. E a experiência de leitura vai ser boa. A interface é bastante simples e este é o programa mais usado para a leitura no computador.

Também vale usar o Calibre, outro aplicativo gratuito que, além de funcionar como leitor de eBooks, também é uma biblioteca digital particular e um ótimo conversor de arquivos.

E quem quer ler no computador e não entende nada de informática? Aí o negócio é ler em PDF. A leitura na tela não será uma maravilha, mas é ultra-simples, basta baixar o livro e abrir. A esmagadora maioria dos computadores tem um programa que lê PDF instalado, geralmente o Adobe Reader, em português.

Dá para ler direto no navegador, sem precisa instalar qualquer programa. Nós já falamos sobre isso aqui no site, e você pode conferir a matéria aqui.

No eReader

Para os que já possuem um eBook reader, ou simplesmente eReader, aí só depende do seu aparelho.

Quem tem um Kindle, o mais famoso desses aparelhos, poderá ler nos formatos AZW (livro com proteção da Amazon), mobi, PDF e até em outros, desde que seja feita a conversão do arquivo.

Quem possui um iriver, Positivo Alfa ou Cool-ER, consegue usar seu aparelho em qualquer país, e com uma enorme vantagem: eles aceitam ler os livros que você já tem em ePub, PDF e vários outros formatos. A mesma qualidade de leitura do Kindle, sem as amarras de copyright e formato da Amazon.

No smartphone e no tablet

Não importa qual a marca do seu tablet ou smartphone, já existe um aplicativo para leitura de eBooks neles.

Se você possui um iPad, ele já vêm com o app iBooks, mas você também poderá baixar o Bluefire e o Saraiva Reader. Se você tem um tablet com Android, os apps Aldiko e Bluefire são os mais indicados - todos eles são gratuitos.

No papel

Sim, é possível ler livros eletrônicos no papel, desde que você seja capaz de imprimir o arquivo… observe que quase nenhum livro eletrônico permite que você faça isso. No caso dos livros da Plus, eles podem ser impressos pelos fãs da celulose – basta baixar as versões em PDF e mandar ver.

Para continuar por dentro das principais notícias do mercado de eBooks, assine nosso Boletim.

Assine o Revolução eBook

* obrigatório
avatar

Sobre Eduardo Melo

Eduardo Melo é Editor-chefe do Revolução Ebook, fundador e diretor executivo da Simplíssimo Livros. Trabalha com e-books desde 2007, quando fundou a ONG Editora Plus. Também é graduado em História e mestre em Letras. eduardo@simplissimo.com.br

Comentários

  1. avatar VANIA FIGUEIREDO disse:

    Meu próximo livro será pela Simplissimo!!! Muito breve…em e-book

  2. avatar Ruymar Brider Cunha disse:

    Não é um comentário e sim uma consulta. Tenho um jornal holistico de distribuição gratuita. Gostaria de disponibilizar para o publico em geral a leitura das edições do jornal através de tablet / ipad. Como posso fazer isto? Já existe algum aplicativo nesta área??

  3. avatar Viviane Cavalcante disse:

    Eu quero tao somente tirar uma dúvida. Seguinte, eu tenho um celular Fashion Q9, ele não possui o aplicativo de leitura para o ebook. A minha pergunta é a seguinte: Como eu faço para baixar e instalar esse aplicativo? eu já tentei colocar textos no cartão de memória no formato “.txt” e a codificação “unicode” mas ainda assim eu não consigo ler os textos então como eu poderia fazer para lê-los? Preciso baixar algum programa para o meu celular? Obrigada!

    1. avatar Vinicius Menti disse:

      Viviane, teu celular não parece ser um smartphone. Neste caso, não é possível ler livros. Mas sério, eu tenho um kindle touch e minha esposa um kindle básico, à venda no Brasil por 290 reais, o preço de um celular mais barato, e não trocamos por nada no mundo.

      Além disso, tem o kobo, com vários modelos.

12 Flares Twitter 12 Facebook 0 Filament.io 12 Flares ×