Tablet Positivo Ypy

Resenha – Tablet Positivo Ypy 7″ WiFi

da Redação Notícias 9 Comentários

Ao pegarmos a Ypy para testes, tivemos a opotunidade de conversar com representantes da Positivo para saber mais sobre a primeira tablet brasileira – Ypy, em tupi-guarani, quer dizer primeiro. Eles nos explicaram que todas as decisões tomadas a respeito dela passaram por uma série de pesquisas, e que tudo foi planejado para o brasileiro que não entende muito de tecnologia mas que quer ter uma tablet. Ao longo do texto explicaremos melhor algumas dessas decisões.

Design

O visual da Ypy não é dos mais caprichados. Ele parece um pouco “grosseiro”, com arestas largas e detalhes bem aparentes. Isso não prejudica de forma alguma seu desempenho, mas ainda assim, ele comparado ao Galaxy Tab 10.1 da Samsung é até estranho. Talvez essa carcaça menos frágil tenha como propósito justamente a resistência, para que o produto dure mais.

Tablet Positivo Ypy

Positivo Ypy (Foto por Stella Dauer)

Na frente temos a tela, a câmera e os botões padrão do sistema, que são de toque. A tela é envolvida por uma grande moldura, maior nas laterais – a Ypy foi projetada para ser utilizada na horizontal – para que o usuário possa segurá-la mais adequadamente. Ela também não é muito levinha: são 420 gramas.

As laterais são revestidas de plástico prateado com textura de aço escovado. Nela encontramos o microfone (lado esquerdo); entrada para fones e conexões miniHDMI e miniUSB (lado direito); botões de energia, reset, volume e travamento de tela (acima); e dois alto-falantes e uma tampa que cobre a entrada para o cartão microSD e chip SIM – nesse modelo só há o espaço.

Tablet Positivo Ypy

Traseira texturizada, mas sem câmera (Foto por Stella Dauer)

A traseira não traz câmera – possivelmente para abaixar o preço com a pouca necessidade desse item –, mas é de plástico preto e traz textura bem semelhante à do eReader Positivo Alfa. Também fica na parte de trás o logotipo da empresa e o nome do modelo.

Os botões padrão do Android são diferentes dos que encontramos em tablets e smartphones. Eles são quadrados, e podem ser entendidos de qualquer posição. Assim, é possível segurar a Ypy na vertical ou na horizontal e sempre visualizar corretamente os botões, que são de toque mas não ficam dentro da tela.

Tela

Diferente de muitas outras tablets, a Ypy não possui tela widescreen. Antes de achar que isso é um relaxo, saiba que a Positivo nos explicou que o brasileiro se sentia mais confortável com o formato de tela 4:3, que ainda domina as TVs de tubo pelo Brasil.

Tablet Positivo Ypy

Positivo Ypy (Foto por Stella Dauer)

Mas, mesmo sendo 4:3, sua definição é muito boa. São 1024 x 768 pixels, iguais aos de um monitor comum ou igual à tela do iPad 2. Nada mau para apenas 7 polegadas. Ela é uma TFT LCD touchscreen capacitiva. A Positivo fornece bem poucas especificações sobre o aparelho, então não é possível dizer o número de cores do display.

Hardware e processamento

Não falamos de um processamento qualquer aqui. Pode até não ser dual core, mas o processador ARM Cortex A8 de 1GHz deixa essa tablet muito veloz, uma vez que ela não é tão grande, não possui câmera traseira e nem sistema Honeycomb. As transições e a resposta ao toque são rápidas.

Não fica muito claro qual a RAM dessa tablet, já que não é informada pela Positivo. Em dados obtidos através de aplicativos chegamos ao valor de 339MB disponíveis, o que pode querer dizer – ou não – que o aparelho tenha 512MB de RAM, mas não há como ter certeza. Ela já vem com suporte a flash.

Tablet Positivo Ypy

Entrada para microSD e para 3G coberta (Foto por Stella Dauer)

Como já dito, não há câmera traseira na Ypy, provavelmente porque a Positivo não achou necessário, uma vez que poucos utilizam uma tablet para fazer fotos e vídeos. Então ficamos somente com a frontal, que possui 2 megapixels e é indicada para chats por vídeo, que funcionam muito bem.

Em conexões sem fio, está quase tudo tudo aqui. Temos WiFi b/g/n, Bluetooth 2.1 – que serve tanto para a transmissão de arquivos quanto para a conexão de teclados, fones, etc –, mas não temos GPS. Isso é bem estranho, pois nunca tínhamos visto um aparelho com Android sem GPS. Provavelmente mais um item retirado para baratear a tablet.

Sistema operacional

Assim como modelos como a Galaxy Tab e a ZTE V9, a Ypy traz a versão 2.3 Gingerbread do Android, e não a 3.0 Honeycomb, ideal para esse tipo de aparelho. Há uma atualização para o sistema, mas era tão vagarosa que ficou horas e horas baixando. A Positivo justificou que, para esse tamanho de tela, a própria Google aconselhou o sistema mais antigo, pois se adaptaria melhor ao formato. O modelo a ser lançado agora no final do ano, com 9.7 polegadas, terá o Honeycomb.

Tablet Positivo Ypy

Tela de boa definição (Foto por Stella Dauer)

Por isso, é mais fácil pensar na interface da Ypy como a de um smartphone, pois não há os detalhes pensados para grandes telas da versão 3.0. Isso não incomodou o uso, e não tivemos problemas para manejar o equipamento, acessar menus e executar tarefas com essa versão. A Honeycomb é mais bonita para telas grandes? É, mas a decisão da Positivo foi tomada junto com a criadora do sistema, e realmente não ficou ruim.

E mesmo usando uma versão mais antiga, a Positivo não a colocou de forma pura na Tablet. Muitas mofidicações foram feitas para que o Android – conhecido como quebra-cabeças para quem nunca mexeu nele – ficasse mais amigável para o público iniciante no mundo das tablets. Uma das novidades é um sistema de gerenciamento de tarefas mais simples e intuitivo, para que o usuário possa desligar aplicativos caso a memória fique saturada.

Usabilidade

O teclado virtual QWERTY é bem confortável e responsivo. Por ser vendido aqui no Brasil, a Positivo inseriu nesse teclado caracteres portugueses como a cedilha e a tecla “.br”, útil para navegar na internet. Na hora de configurar o email, encontramos pré-configuradas diversos serviços brasileiros de correio eletrônico, facilitando muito o serviço.

Tablet Positivo Ypy

Conexões HDMI e miniUSB, além do fone (Foto por Stella Dauer)

Ao ligar a Ypy pela primeira vez, o usuário é levado por uma introdução e configuração muito mais e mais explicativa do que a padrão do sistema. Existem cinco homes pré configuradas com diferentes temas, para que o usuário possa se encontrar com facilidade: Jogos e educação, Comunicação, Principal, Ferramentas e Revistas e Jornais. Todas são personalizáveis como qualquer Android, mas essa facilidade conta.

Os botões padrões do Android, como dito no início, são quadrados e podem ser interpretados em qualquer direção. A moldura grande nas laterais pode não ser bonita, mas facilita o manuseio. A tela é de 7 polegadas porque foi encontrada uma necessidade desse tamanho por parte do consumidor. Sendo assim, dá para perceber que a Positivo investiu bastante em pesquisa de usuário, o que é bom.

Tablet Positivo Ypy

Botões de energia, volume e trava (Foto por Stella Dauer)

O uso da tablet é tranquilo. Embora mãos grandes possam apertar botões errados às vezes, não há muitos problemas. Por ser menor, o manejo é mais confortável, e como a tela responde bem, logo se está navegando pelas telas.

Aplicativos

Aqui temos uma boa vantagem. Para economizar tempo do usuário e ensiná-lo a interagir com aplicativos, a Ypy já é vendida com mais de 50 aplicativos instalados na memória, a maioria muito interessante. Há diversos jogos populares como 21, Angry Birds, Deixe um só, Campo Minado, Forca, Toupeira, Dominó e muitos outros. Aplicativos educacionais divertidos complementam a área de games.

Em matéria de revistas e jornais o acervo é bem completo. Há aplicativos de Veja, Claudia, Caras, Gazeta do Povo, Folha, Estadão, Placar, Época, Zero Hora, Boa forma, Istoé Dinheiro, Diário Catarinense, Crescer, Gloss, Quatro Rodas, Istoé, Superinteressante, Valor Econômico, Viagem e Você S/A. Quase o portfólio todo de revistas e jornais disponíveis para Android.

Tablet Positivo Ypy

Capinha protetora acompanha o kit (Foto por Stella Dauer)

Além do Market, encontramos também a loja de aplicativos e de livros da Positivo, que distribui apenas aplicativos em Português. A Ypy também já vem com apps de redes sociais como orkut, Facebook e Twitter, além do messenger Fring. Os aplicativos tradicionais da Google também estão presentes: Gmail, Gtalk, Maps, Navegador, Agenda, Locais e outros. O app Office Suite também já vem embutida.

Música e mídia

Para o áudio, a Ypy até que surpreendeu. Com os dois falantes inferiores ela garantiu um bom estéreo e um som legal, não fosse o problema de o áudio estourar quando o volume está no máximo. Mas foi muito melhor do que esperávamos. Na reprodução de filmes também deu tudo certo, a tela é de boa qualidade.

Só é preciso lembrar que filmes em widescreen deixarão uma parte da tela preta, como acontece nas TVs convencionais. E falando em TV, a Ypy possui uma conexão HDMI que permite ligá-la a um televisor de alta definição para reproduzir filmes, músicas e outros conteúdos em uma tela muito maior.

A Ypy já vem com 4 músicas e 2 clipes de artistas brasileiros como Ivete Sangalo, Seu Jorge, Mariana Aydar e outros, para que o usuário já possa sair usando o aparelho como reprodutor de mídia.

Bateria e armazenamento

A bateria tem uma duração de aproximadamente 9 horas, alternando pouco uso com internet, vídeos e etc. É um rendimento médio, mas como esse modelo é apenas Wi-Fi, você nunca irá ficar tão distante de uma tomada.

O armazenamento dele é baixo. São apenas 2GB internos, mas a Positivo compensa enviando um cartão microSD de 8Gb junto. Caso queira, é possível colocar um cartão de até 32GB. Mas, ainda assim, é pouco.

O que vem na caixa

Não há fones de ouvido inclusos, mas a Positivo já manda na caixa do Ypy uma boa capinha protetora, preta e em formato de bolso. Além disso, encontramos um cabo miniUSB – porquê alguns insistem em não adotar o microUSB? –, carregador, guia rápido e o cartão microSD de 8GB. Nada de cabo HDMI.

Tablet Positivo Ypy

Conteúdo da caixa (Foto por Stella Dauer)

Para quem é

Pensado para o mercado brasileiro, ele é ideal para quem nunca mexeu em um tablet e quer ter um desses aparelhos para estar conectado à internet e ao futuro. Apesar de bem mais simples do que outros, a Positivo acertou a mão em uma tablet intuitiva e fácil de usar. Se você espera uma super tablet, esse não é seu modelo, mas se você quer algo para começar ou mais prático, esse é o aparelho ideal.

Preço: R$850
Site: kabum.com.br

Prós:
• Adaptado para o brasileiro;
• Conexão HDMI;
• Já vem com aplicativos e arquivos de mídia

Contras:
• Design não é dos melhores;
• Não tem GPS;
• Não vem com Android 3.0 Honeycomb

Confira a vídeo resenha:

httpv://www.youtube.com/watch?v=PXre8fft4jM

Para continuar por dentro deste assunto, assine o nosso boletim semanal por email.

da RedaçãoResenha – Tablet Positivo Ypy 7″ WiFi

Comentários 9

  1. avatar
  2. avatar
    Gabriel

    Positivo fazendo mais um produto lixo a um preço extorsivo…. ainda assim vai conseguir pegar os desavisados, eu que já tive um positivo não quero outro nunca mais

  3. avatar
    Bieel Resende

    Eu tenho o YPY ele é super bom só uma coisa que eu queria era uma atualização pro andorid 3.0
    !!

  4. avatar
  5. avatar
  6. avatar
    lindomar

    ola boa noite, gostaria de saber como faço pra fazer video chamada no msn ja q nem veio com msn meu tablet de 7 p ypy, qual msn eu instalo e onde encontrar?

  7. avatar
  8. avatar
  9. avatar
    Renata Pugina

    o meu vive travando na tela inicial, ai tenho q levar na assistencia. Alguém sabe como destravar??? Parece q o problema é qdo baixo algo (???) e o sistema android dá problema… ajuda por favor..

Deixe uma resposta