ibooks-author

Saiba Mais Sobre o Novo Formato iBooks

da Redação Ebooks, Notícias 2 Comments

Ai, ai. Você gastou dinheiro com livros e cursos para aprender tudo sobre o formato ePub. Também gastou neurônios lendo a respeito do formato Mobi e aprendeu na marra o que poderia ser sabido sobre ele. E agora que você domina esses formatos, ninguém menos do que a Apple – popularizadora de formatos e tecnologias. Alguém lembra do disquete? – aparece com um novo formato, o iBooks.

Mas o que é o iBooks?

Primeiro, acalme-se. Não é nada tão ruim quanto parece. O novo formato é muito parecido com o ePub, na verdade, é um ePub disfarçado com uma máscara, por assim dizer. Quando abrimos o aplicativo iBooks Author – programa gratuito fornecido pela Apple para editar livros facilmente –, podemos salvar um novo livro digital nos seguintes formatos:

  • TXT: Salva apenas o texto do livro, em modo puro.
  • PDF: Em três qualidades diferentes, com a possibilidade de senha, mas mal formatado no geral, deixa bordas brancas ao redor do livro. Serve mais para visualização, e não para comercialização. Perde todas as interações.
  • .iba: Quando salvamos o livro digital sem exportá-lo para nenhum lugar.
  • .ibatemplate: Salva o livro como um template para ser utilizado em outros livros.
  • .itmsp: Após salvar o livro e pedir sua publicação, esse é o formato que é salvo. É esse arquivo que você deve enviar para o iTunes Producer e publicá-lo na iTunes Store. Ele contém uma capa em JPG, o arquivo iBooks e a metadata do livro em XML.
  • .ibooks: Finalmente, esse é o arquivo do livro que pode ser aberto e consultado no iPad. De acordo com a Apple, ele não pode ser vendido se não na iBookstore.

O formato principal é o .ibooks. De acordo com Erica Sadun do TUAW, o formato iBooks aparece como uma variante do ePub específico para a Apple. Como o ePub, é um arquivo zipado que contém um arquivo dos materiais que compõem o livro. Dentro, você encontra uma pasta Open Packaging e uma pasta META-INF Open Container Format, com seu arquivo container.xml. Ao contrário ePub com a sua aplicação/xhtml + xml, o iBooks usa aplicação/x-ibooks+zip.

Os widgets

Uma função interessante do aplicativo iBooks Author são os widgets. Eles provavelmente são baseados em javascript, como qualquer outro livro digital com os mesmos recursos. A vantagem está em já se encontrarem prontos, a pessoa que está fazendo o livro só precisa determinar ajustes como texto, cor, tamanho, entre outros. São eles:

  • Galeria: Adicione uma sequência de imagens pela qual seus leitores podem passar, cada uma com sua própria legenda personalizada.
  • Mídia: Adicione um arquivo de filme ou áudio que seus leitores podem reproduzir.
  • Revisão: Adicione uma sequência de perguntas interativas de múltipla escolha ou de arrastar ao destino.
  • Keynote: Adicione uma apresentação no Keynote (exportada como HTML).
  • Imagem interativa: Use rótulos (às vezes chamados de balões explicativos), visão panorâmica e zoom para fornecer informações detalhadas sobre partes específicas de uma figura.
  • 3D: Adicione um arquivo 3D COLLADA (.dae) que os leitores podem girar.
  • HTML: Adicione um widget Painel (.wdgt).

Para publicar um livro na iBookstore

Antes de publicar seu livro na iBookstore, você precisa fazer o seguinte:

  • Criar uma conta de vendedor da iBookstore.
  • Baixar o iTunes Producer, o aplicativo que usará para enviar seu livro à iBookstore, que pode ser baixado após iniciar a sessão no iTunes Connect.
  • Possuir um contrato ativo. Para obter mais informações, inicie a sessão no iTunes Connect e abra Contratos, Impostos e Op. Bancárias. (ainda não disponível oficialmente no Brasil, mas há jeitos)
  • Crie um livro de amostra. Os clientes podem visualizar gratuitamente o livro de amostra antes de decidir pela compra do livro. Você decide quanto do seu livro e qual conteúdo exatamente quer incluir na amostra, e depois envia a amostra junto com o livro.
  • Certifique-se de que o seu livro publicado possui no máximo 2GB. As instruções de publicação abaixo descrevem como verificar o tamanho do arquivo do livro.

Lembramos que a publicação de livros ainda não está disponível oficialmente no Brasil. Também não há loja de livros oficial por aqui. Para publicar um livro na Apple, há alguns outros jeitos. Um deles e contar com empresas que terceirizam o serviço, como o Smashwords.

Com informações da Apple.

Revolução eBookSaiba Mais Sobre o Novo Formato iBooks

Comments 2

  1. Parabéns pelo post Stella, ficou muito bom. Eu tenho algumas dúvidas sobre a publicação de livros na iBookstore e achei melhor te enviar um email com elas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *